top of page

 

Artista, doutora em Poéticas Visuais pela UFRGS, Porto Alegre, RS. Mestre em Artes pela UNICAMP. Graduou-se em Artes Plásticas na FAAP, São Paulo SP.  Foi bolsista em Paris na Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle, UFR Cinèma et Audiovisuel, com orientação de Philippe Dubois. É professora do Programa de Pós-Graduação em Artes e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), líder do grupo de pesquisa Poéticas da Imagem UFU/CNPq. 

 

 

Exposições recentes:

Constelações. Galeria da Casa da Cultura da América Latina UnB – Brasília DF, 2014 / Minas Território da Arte. Palácio das Artes - Belo Horizonte MG, 2014. Curadoria Marco Andrade e Fernando Pedro/ Neblina. A fotografia no acervo do MAC RS, Usina do Gasômetro, Porto Alegre RS, 2014.  Curadoria Elaine Tedesco / I Mostra Mamute - Artistas Representados no Estúdio Galeria Mamute, Porto Alegre RS, 2013-2014. Curadoria Niura Borges / Fazer e desfazer a paisagem. Projeto coletivo itinerante. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul RS; Museu de Arte de Ribeirão Preto SP; Pinacoteca da FEEVALE, Novo Hamburgo RS ; Casa de Cultura de Juiz de Fora MG. 2012-2013. Curadoria de Sandra Rey/  En quête du lieu - Galerie Michel Journiac - Paris – France, 2012 / Lugares Outros, exposição coletiva do Grupo Heterotopias,  Galeria de Arte da UFES, Vitória ES, Curadoria Shirley Paes Leme, 2011/ Movimentos improváveis, o efeito cinema na arte contemporânea. Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-RJ) Rio de Janeiro RJ . 2003. Curadoria de Philippe Dubois.

 

BEATRIZ RAUSCHER

 

incognito é um conjunto de fotografias de janelas, portas, limiares e passagens nas quais a visão do exterior é revelada em diferentes graus.

 

A série concebida especialmente para o projeto Inter∙dito guarda dos trabalhos anteriores o olhar para a paisagem. Os visores, anteparos, reflexos e modos de emolduramentos às vezes fazem ver, às vezes impedem a visão da natureza. Em algumas, a paisagem de fora se deixa insinuar; em outras apenas a luz do dia ou da noite é percebida através das cortinas e frestas.

A pesquisa se ancora nos estudos da imagem apelando aos dispositivos fotográficos e videográficos. São recorrentes os recursos da serialização e dos pequenos movimentos e deslocamentos.

 

 

bottom of page