top of page

ELISABETE ROCHA

 

Toda a fotografia contém um interdito, uma proibição, pressupõe sempre algo que esta “na sombra”, no “entre”. Entre o objeto fotográfico bidimensional, e o que é percebido pelo sistema visual, existe algo complexo, não físico, não mensurável que esta nos meandros das memórias, das vivências, da imaginação. Aí o discurso não dito, o texto que esta nas entrelinhas, que não se da a ver, que esta na sombra, se revela. Lá estão os segredos ou os segredos que achamos serem os nossos segredos. Na “câmara escura” de nossa mente rompemos a interdição, o proibido e nos permitidos ver e ler o que nos faz sentido sob a ótica de nossa “verdade”.

As imagens fotográficas que apresento são resultado de ações sobre as quais tenho pouco ou nenhum controle. Na releitura de cartas antigas guardadas, o que estava em suas entrelinhas, no espaço interdito (no dito/não dito), no “entre”, entre a palavra escrita e o momento recente foram transformadas em um discurso visual que, por sua vez, também conserva interditos e “entrelinhas”. Penso que a ausência, a impermanencia, a morte podem não estar explicitadas nas fotografias, mas estão ali, sob suas “sombras”.

 

 

Estas duas imagens fizeram parte de um conjunto de imagens que constitui a minha dissertação de mestrado, apresentada em dezembro de 2013, no Instituto de Artes da UFRGS, com o título: Vestígios e Memória: fotografias encenadas.

Estas imagens extrapolam a noção de paisagem, que se referem a paisagens naturais e apontam para paisagens da memória.

Nestas imagens, vestígios (roupas e objetos, antigos e atuais) pretendem construir uma cena que remete a questões que dizem respeito à ausência e à memória. Uma maneira de pensar sobre vestígios de pessoas como matéria fecunda para narrar, visualmente, micro-histórias na primeira pessoa e falar da memória através da arte.

 

 

Vive e trabalha em Porto Alegre, RS. É artista independente, mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, 2013. Especialista em Poéticas Visuais, 2011 – FEEVALE, Novo Hamburgo, RS. Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL – UFRGS, 1996. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL – UFRGS. É professora aposentada do Departamento de Bioquímica da UFRGS e faz parte do Grupo de Pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Sandra Rey do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Processos Híbridos na Arte Contemporânea. Ministra cursos de fotografia e seus desdobramentos entre arte e documento em espaços não institucionais. Realiza exposições de seus trabalhos artísticos ligados às questões da memória, vestígios e identidade usando a fotografia e os desdobramentos permitidos pelo meio. Tem realizado exposições individuais e coletivas de seus trabalhos em espaços destinados à arte, na cidade de Porto Alegre e Novo Hamburgo. Neste momento desenvolve pesquisa lançando mão de sobreposição de diferentes paisagens naturais.

 

 

 

Exposições:

Individuais: Galeria Plataforma – Espaço de Criação, Porto alegre, RS 2013.

Curadoria de Sandra Rey. Fotografias: Vestígios e memória: fotografias encenadas;

Galeria Lunara da Usina do Gasômetro, Porto Alegre, RS, 2011. Curadoria de Niura

Ribeiro. Fotografias: Imagens do anonimato: Fotografia e identidade intangíveis na

contemporaneidade;  Escola de Fotografia Projeto Contato, Porto Alegre, RS, 2007.

Curadoria Flavio Dutra Fotografias: O sopro.

 

Coletivas: Plataforma-Espaço de Criação, Porto Alegre, RS, 2012. Fotografias: Registros Contaminados; Galeria Mamute, Porto Alegre, RS, 2012 - Articulação teorico-prática – Exposição e Seminário de pesquisa. Coordenação e Curadoria Sandra Rey; Instituto Estadual de Artes Visuais/ Espaço Maurício Rosemblatt, Porto Alegre, RS, 2012. Fotografias: Infoto (projetoinfoto.blospot.com); Galeria dos Arcos, Porto Alegre, RS, 2010. Curadoria de Jacqueline Joner. Exposição Transver. Fotografias: Duas séries, Efêmero e Os vagantes; Campus I da Universidade Feevale, Espaço Arte Um- Novo Hamburgo, RS, 2010 curadoria de Niura Ribeiro. Fotografias: A fotografia no contexto das Artes Visuais, Série Anônimos; Galeria Bolsa de Arte, 2009, Porto Alegre, RS. Projeto e curadoria 20x20cm da Galeria Chico Lisboa. Infinitos Olhares – Leilão; Galeria Xico Stockinger, CCMQ, Porto Alegre, RS, 2009. Fotografias: Arte + Arte – Universo para descobrir; Galeria Modernidade, Novo Hamburgo, RS, 2009, Curadoria de Jacqueline Joner, Transver, Fotografias: (série Efêmero).; Galeria da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Chico Lisboa), 2009, Reflexos Contemporâneos; Museu da UFRGS- Campus Centro da UFRGS, 2010, Em casa, No universo;   Galeria Virgílio Callegari, CCMQ, 2006. Fotografias: Você conhece a Casa de Cultura Mario Quintana?; Redenção (Parque Farroupilha) junto ao monumento do Expedicionário, 2005, Fotografias: Redenção Visões, publicação de livro e exposição coletiva ao ar livre em 5 domingos.; Galeria do Café do Cofre, no Santander Cultural, 2005, Fotografias: Bressonianas - Os Porto Alegrenses em Preto e Branco.; Prédio Histórico dos Correios, Centro histórico do Rio de Janeiro, 2003 – RJ, Fotografias: Brasil dos Gaúchos.

 

bottom of page