top of page

FERNANDO BAKOS

 

A proposta de "Autonomia do Gesto" com que inicio a pesquisa de Doutorado em Poéticas Visuais no IA-UFGRS está vinculada ao campo da Performance, para além da presença do artista enquanto obra e considerando possibilidades de materializações performativas diversas.

Neste caso, os desenhos feitos pelo público sobre a superfície do objeto acionam uma base de sons que é amplificada em reação ao gesto que é inferido. Publico se torna performer a partir da instauração de uma situação em que a ação prosaica é potencializada por esta interface e a partir dela pode gerar uma dimensão poética.

 

 

Formado em Comunicação e com mestrado em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes UFRGS desenvolve pesquisa em Arte, Tecnologia e Performance desde 1987, tendo estudado e se apresentado no The Kitchen em Nova Iorque em 1999. Criou o cartaz usado como identidade de 22 Bienal Internacional de São Paulo e desde 2000 é professor de Arte e Tecnologia, primeiroamente no Pos Graduação de Artes Visuais da FEEVALE e atualmente nos cursos de graduação e Pos em Design da ESPM-SUL. 

 

bottom of page