top of page

KARINE PEREZ

 

“Interdito”, “Interdição”, “Interditar”, “Inter-Ditos” e “Entre Ditos” são conceitos passíveis de diálogo com a série “Micronarrativas (Re)Veladas”, já que o processo criativo ocorre “entre ditos” de sujeitos próximos, colaboradores do trabalho. Seus depoimentos partem de memórias recordadas a partir do uso de roupas, pertencentes aos seus acervos pessoais, dotadas de valor sentimental. Essas “micronarrativas” são recriadas para a tomada fotográfica, no ambiente íntimo da residência de cada participante. Os retratados são as mesmas pessoas que relatam histórias vividas, encenando-as para a fotografia. As imagens abrangem a ficcionalização do real, já que os eventos dos sujeitos não são retratados no momento em que acontecem, nem foram testemunhados por mim. Somente são imaginados e interpretados, na tentativa de remontá-los para o trabalho, com a colaboração dos próprios narradores atuando como referentes.

Os conceitos de “Interdição”, “Interditar”, também podem relacionar-se ao trabalho no sentido de que “interdito” a visibilidade de partes do referente, pois os sujeitos são fotografados em silhueta. Suas imagens são retrabalhadas de modo digital, através da seleção e do apagamento de detalhes, sendo elas recriadas em duas camadas diferentes: uma em que predominam as cores de fundo e a figura vazada; outra na qual prevalecem as tonalidades escuras da silhueta. Cada trabalho é formado por duas imagens fotográficas impressas em suportes separados e transparentes, os quais são montados de modo paralelo, com uma imagem atrás da outra, na tentativa de que ambas se sobreponham e se complementem. Sua materialização ocorre com impressões em tecido, o voil, em dimensões próximas à escala humana, permanecendo partes das imagens ocultas e preservadas. Assim, o espectador é privado ou “interditado” de observar aspectos físicos, como os rostos dos retratados, responsáveis por sua identificação fisionômica.

A silhueta apenas revela algumas peculiaridades dos sujeitos, tais como detalhes do corpo, modos de posar ou mover-se, sugerindo certo mistério. Do retratado, essa tipologia de imagem revela apenas uma dimensão íntima e inapreensível que ultrapassa seus dados visuais, indo além das aparências físicas. Isso possibilita que o trabalho transite entre a familiaridade, o estranhamento e o que nos escapa: uma dimensão íntima do outro, a qual não pode ser adentrada.

 

 

Artista Visual. Doutoranda em Poéticas Visuais pelo PPGAV - UFRGS. 
Mestre em Artes Visuais pelo PPGART - UFSM. 
Atua nos grupos de pesquisa: Processos Hibridos na Arte Contemporânea/CNPQ - UFRGS e Arte e Tecnologia/CNPQ - UFSM. 

 

Nasceu em Rosário do Sul - RS, 1981, vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil. Doutoranda em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Artista plástica com produções que articulam fotografia, pintura e tratamento digital de imagem e som. Atua como professora horista na Universidade de Caxias do Sul, no Curso de Especialização em Artes Visuais: Desenho, Pintura, Gravura e Fotografia. Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Maria (de 2011 a 2013), atuando junto ao Departamento de Artes Visuais nos Cursos de Graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena e Bacharelado. Participa dos grupos de pesquisa: Processos Híbridos na Arte Contemporânea (UFRGS) e Arte e tecnologia (UFSM). Associada na Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, Comitê Poéticas Artísticas – CPA.

 

Exposições individuais: 2011. Autoficções, Galeria dos Arcos, Usina do Gasômetro, Porto Alegre, RS. 2010. Auto(Re)Velações, Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, RS. 2010. (Re)Configurações do eu, Galeria de Arte Loide Schwambach, FUNDARTE, Montenegro, RS. 2009. (Re) Configuraciones del yo – autorretratos fotográficos, Sala Miguel Angel Pareja, Escuela Nacional de Bellas Artes, Universidade de La República, Montevideo, UY. 2009. Olhares eu-outros "eus", Galeria Monet Plaza Arte, Santa Maria, RS. 2007. Paisagens: janelas para a (des-re) construção de um olhar, Centro Cultural Cesma, Santa Maria, RS. 2004. O divino, o humano e o animal, Casa de Cultura de Santa Maria, RS. 2003. Gravuras, Teatro Municipal João Pessoa, Rosário do Sul, RS.


Exposições Coletivas: 

2014. Útero, museu e domesticidade: gerações do feminino na arte, MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Curadoria Ana Zavadil. 2013. ArteSul Contemporáneo, Centro de Exposiciones Subte, Montevideo, UY, Curadoria Vera Pellin. 2013. Entre: Curadoria de A-Z, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, MAC, Porto Alegre, RS, Curadoria Ana Zavadil. 2013. Empilháveis V, Galeria de Arte do DMAE, Porto Alegre, RS. 2013. Autorretratos, Sala Iberê Camargo, Museu de Arte de Santa Maria, RS, Curadoria Aracy Cassuli e Marcos Souto. 2012. INfoto, projeto selecionado no Concurso 1° Prêmio IEAVI, de incentivo às Artes Visuais, no Espaço Maurício Rosenblatt, CCMQ, Porto Alegre, RS, Curadoria Kátia Costa. 2011. 1ª Pessoa: Pessoas, Galeria de Arte do DMAE, Porto Alegre, RS. 2011. XIII Salão Graciosa de Artes Plásticas, Curitiba, PR. 2011. Salão de Artes de Novo Hamburgo. 2010. 19° Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre. 2010. Corpos em Cena, Fundação Hassis, Florianópolis, SC e Sala Cláudio Carriconde, CAL/UFSM, Santa Maria, RS, Curadoria Nara Cristina Santos e Rosângela Cherem. 2010. Outros Lugares, Espaço Cultural Chico Lisboa, Porto Alegre; FEEVALE, Novo Hamburgo, RS; UCS, Caxias do Sul, RS; UFSM, Santa Maria, RS; UFPEL, Pelotas, RS. Curadoria de professores das universidades participantes. 2009. Arte+arte - O universo para descobrir, Galeria Xico Stockinger, CCMQ, Porto Alegre, RS. 2009. Reflexos contemporâneos - a figura, Espaço Cultural Chico Lisboa, Porto Alegre, RS. 2008. 20º Salão Jovem Artista - RBS, Santa Maria, RS. 2008. Narrativas Contemporâneas: Imagem/Lugares/Hibridismos, Museu de Arte de Santa Maria, MASM, Curadoria Ana Albani de Carvalho. 2008. Projeções do Corpo, Spazio d'Arte Associação Italiana de Santa Maria, RS. 2004. I Salão Nacional de Artes de Paraty, RJ. 2004. 1ª Bienal de Artes Visuais de Montenegro, RS. 2002. 21° Salão Universitário de Artes Plásticas de Santa Maria, RS.

 

Prêmios. 2010. Salão de Arte de Mato Grosso do Sul, Prêmio Aquisição, Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande. 2006. Salão de Artes Plásticas Fest Art Missões, Centro de arte Wiltom Dourado, Santo Ângelo, RS. 2002.

XIV Salão Internacional de Artes Plásticas, Prêmio Aquisição, Prefeitura Municipal de Santana do Livramento/RS, Secretaria de Educação Cultura e Desporto.

 

Intercâmbio. 2004. Escuela Nacional de Bellas Artes, IENBA - UDELAR. Programa ESCALA Estudantil da AUGM.
 

Coleções Públicas. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS. Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande, Campo Grande-RS.
 

bottom of page